domingo, 14 de março de 2010

                                     
       
















  Há quatro modos de escrever o porquê:

Junto ou separado? Com ou sem acento ? Tal dúvida persegue os estutantes e escritores . Agora, porém, vai ser o dia do esclarecimento... quer saber por quê ? Preste bastente atenção aqui.



Você escreverá  POR QUÊ : quando significar porque motivo o somente no fim da frase.

Veja os exemplos: Fernando, você se feriu tanto por quê ?
                          
                             Rachel, você não quis o meu beijo por quê ?



Você escreverá o PORQUÊ: quando significar um  motivo. Nesse caso, o porquê é substantivo e admite vir precedido de artigo.


Veja os exemplos:  A Marina me deu o fora e não sei o porquê.


                             Depois que eu lhe der uma nova jóia, saberá o porquê.



Você escreverá o POR QUE : quando significar pelo qual, por que motivo.


Veja os exemplos:  Por que você brigou comigo ?


                             Era a chance por que eu  esperava...



Você escreverá PORQUE :  quando significar porquanto e aparecer explicando, ou seja , ideia de causa.


Veja os exemplos :   Não quero vê-lo porque é um mentiroso.



                               Ele voa porque tem asas para isso.



Se tomar cuidado, a partir de hoje você nunca mais encontrará problemas para escrever corretamente o porquê. Antes de ir em frente, certifique-se de que assimilou bem as lições anteriores.



Saiba que é proibido desanimar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário