domingo, 7 de março de 2010

EDUCAÇÃO VERDADEIRA












As escolas não atendem às necessidades da vida moderna. Os conhecimentos até então transmitidos não servem aos jovens,contribuindo para a crescente evasão escolar ou para manisfestações violentas contra professores e funcionários.Isso ocorre até no Ensino Médio.
As crianças no século XVIII eram submetidas a sistemas educacionais rígidos, condicionando morbitamente a personalidade. Em 1762, Jean Jacques Rousseau já inspirava uma reforma educacional. Sua obra sensibilizou o educador Johann Pestalozzi, que se dedicou a educar filhos de pobres e cuidou dos excepcionais. No século XIX, as ideias de Rousseau e Pastalozzi influenciaram Froebel, educador alemão que preconiza recreação livre, estudo da natureza e trabalhos manuais . Isso permitia que a criança se expressasse mais livremente com seus pais.
A estrutura familiar sofreu profundas transformações: pais que trabalham fora, filhos entregues a babás, longa exposição à TV etc. Os pais ausentes não despertam a confiança, não transmitem a mensagem educacional necessária para a estruturação da personalidade.O desenvolvimento psíquico,orgânico e social está na dependência direta dos pais e da implatação de um excelente sistema educacional harmônico, com permissividade orientada, recreação limitada e instrução correta dos fatores éticos e morais.
Não basta, pois, um Plano de Desenvolvimento da Educação,anunciado pelo governo diversas vezes,voltado para investimentos na construção de creches e escolas públicas. É necessário,sobretudo, uma nova orientação psicopedagógica. Só assim se poderá educar verdadeiramente a criança, voltada para a paz de que tanto precisamos. :0)

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