domingo, 25 de setembro de 2011

Novos Pensadores




Com a Tv ligada, crianças, adolescentes e jovens escutam músicas no MP5, teclam no MSN,pesquisam na internet ,enviam e recebem torpedos e estudam. Outros ainda encontram espaço para os jogos eletrônicos. Quem convive com eles sabe : na maioria das vezes, tudo isso é praticado ao mesmo tempo,para espanto,preocupação e cautela dos adultos (pais).
Conectado aos meios de comunicação- dos analógicos aos digitais-, esse público, de acordo com especialistas no tema, aprende, articula e interage com informações anteriores.
Fica evidente a sensação de que a sociedade da comunicação e da era globalizada propicia,cada vez mais, o desenvolvimento de novos processos de aprendizado, de novos pensadores no século XXI.
Creio que não cabe polarizar a discussão entre certo ou errado, positivo ou negativo. Acredito que seja importante,sim,constatar esses novos processos e, feito isso, perceber a necessidade de se estabelecerem novas realidades, novos espaços, parâmetros, desafios e novas trocas sociais e educacionais.
Entretanto, a família e a escola devem prestar atenção nesses processos. Afinal, o que aprende as crianças , os adolescentes e os jovens aos meios de comunicação ?
 Qual  é a chave do encantamento ?
Por que as informações,os conhecimentos e os valores propagados pela mídia, muitas vezes,geram mais impacto, penetração, transformação e memória do conteúdo mediado pelas escolas e famílias? 
Será que a mídia descobriu a fórmula exata e certeira de "ensinar" as atuais gerações?

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