domingo, 25 de abril de 2010

O Diálogo é o melhor caminho















Segundo a professora Alzira Batalha diz que o diálogo com os alunos é fundamental para a melhoria do ambiente nas escolas. Para,ela os professores municipais terão muito trabalho para implantar o Regimento Escolar, que estabelece regras de comportamento.


Como conciliar o respeito ao professor com o direito de expressão dos alunos?

Para o aluno respeitar a escola, é necessário que a instituição o respeite. O professor tem que ouvi-lo. Ele adquire confiança quando sente que não será depreciado. É preciso ter atenção ao estuadante e respeitá-lo para poder por limites.


As dificuldades dos professores estão maiores ?


Muitas salas têm número elevado de alunos, isso atrapalha a relação entre professor e aluno. Outro fator é a violência na sociedade, que está maior e se reflete na sala de aula.


A Senhora acredita que as novas regras serão obedecidas ?



Uma coisa é fazer o regulamento, outra é colocá-lo em prática.Tirar o celular de um aluno é impensável .Quando a professora sair, vai ter alguém esperando por ela para cobrar o aparelho. É preciso mexer na raiz e não impor regras, explicar o motivo de ele não poder usar o telefone durante a aula.



 Por que os alunos têm tanta dificuldades de aceitar normas?

A desigualdade social no Brasil é enorme e isso passa para e escola.Os limites não estão impostos no mundo, os valores são questionados.As próprias famílias estão perdendo as referências .O que se vê na escola é um reflexo da sociedade.




Professora Alzira Batalha





Um comentário:

  1. Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebem, muitos transmitem e poucos possuem.
    Acredito,que a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, mas sim a própria vida.

    ResponderExcluir