sexta-feira, 12 de março de 2010

                                                               O MEU GURI






Aprendemos que o homem é um ser social e que, de certa forma, somos reflexo do ambiente em que vivemos. Com esse raciocínio,podemos voltar a abordar a questão dos menores infratores, que antes se envolviam em pequenos delitos e hoje são usados por quadrilhas para sequestrar e matar.

Faz algum tempo que, tornou-se público o caso de um sequestrador que ensinava o filho e a sobrinha "técnicas"para assaltar, coagir e matar. Menores como esses são frutos do meio em que vivem, tornando-se mais tarde criminosos perigosos sob olhos de uma sociedade hipócrita e autoridade omissas.

Já se sabe que só a educação pode reverter essa situação, mas ainda esbarramos na falta de vontade de muitos que não querem aprender. Priorizando projetos que lhes dão visibilidade política,como a Copa, as Olmpíadas,Cidade da Música etc, nossas autoridades vão deixando o assunto importantíssimo de lado,fingindo que nada acontece por aqui.

No dia 01 de junho de 2009,a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). O projeto, que prêve vagas para a capacitação profissional e atendimento médico especializado , entre outros benefícios, visando a ressocialização do menor infrator e permitindo que a família participe do processo.

É uma boa iniciativa, mas que precisa ser implantada com seriedade. E necessidade também que a gestão não pare em mãos erradas, tornando-a mais um instrumento de barganha política.

Caso contrário,não sabemos o que será desses menores . Aliás,recordo a música 'O meu guri', de Chico Buarque,quando o guri disse que chegava lá . Lembram ?



Assunto para reexaminar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário