domingo, 25 de setembro de 2011

Arte e Educação


















"Por que nos ocuparmos da Educação Artística quando nossas crianças passam pelo Ensino Fundamental sem aprender ler e fazer contas simples?"Este tipo de comentário denuncia a pouca importância atribuída a essa disciplina . Por incrível que pareça, há pais que nem sequer sabem tratar-se de componente curricular obrigatório.Isto é, a Educação Artística parece ser vítima de uma velha síndrome brasileira : a das leis que não pegam.
Entre os problemas específicos , estão a insuficiência de material didático para ulas práticas e teóricas , a dificuldade dos professores em encontrar meios de conectar as diversas manifestações artísticas a outros componentes do currículo. Há excelentes ações em arte-educação,mas não ouço falar de um programa nacional. A juventude brasileira fica embotada por uma indústria pseudocultural que lhes massacra com produtos facilmente deglutíveis,sufocando criatividade,curiosidade ou tendência para admirar produtos artísticos diferentes.
Na ânsia de socializar-se e pertencer a um círculo,jovens são capazes de atitudes surpreendentemente preconceituosa e reacionárias. É isso que se deseja evitar com os princípios que permeiam a LDB e as diretrizes curriculares nacionais,como o respeito,compreensão e valorização da diversidade.A Educação Artística , mais que outras disciplinas, possui os requisitos para furar essas barreiras.
É crucial que a arte seja entendida como porta, caminho,atalho para os objetivos da educação sejam mais facilmente alcançados. Assim, a Educação Artística deveria estar posicionada em um patamar bem mais elevado.

Artigo de Magno Maranhão

Um comentário:

  1. Acredito que a Educação Artística é fundamental para a formação de crianças,adolescentes e jovens.Ela incentiva o aluno (a) usar a imaginação e a criatividade de formas diversas.
    O estudante descobre seu lado criativo através dela.Por isso, ela deve tratada como componente curricular obrigatório na vida de nossas crianças.

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